quarta-feira, 15 de abril de 2009

Na surdina, a volta da dona de Araxá

Na segunda-feira passada, dia 6, sem fazer alarde, o SBT colocou no ar, logo depois do capítulo de Revelação, uma reprise de Dona Beija, novela produzida pela extinta Rede Manchete em 1986 com Maitê Proença no papel-título.
Bem, sem fazer alarde em termos, porque por alguns dias a programação do SBT exibiu chamadas que falavam sobre a estreia de outra novela de sucesso da Manchete, depois do sucesso da reexibição de Pantanal (1990) entre junho do ano passado e janeiro deste. A surpresa se deu porque A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990/91), de Marcos Caruso e Rita Buzzar, estava praticamente confirmada como atração do canal de Silvio Santos, enquanto de Dona Beija se falava numa nova versão.
A história tem menos de cem capítulos, escritos por Wilson Aguiar Filho com direção de Herval Rossano. Em 1986, a Manchete exibiu-a de abril a julho, às 21h30. Dois livros serviram de base para o autor: A Vida em Flor de Dona Beja, de Agripa Vasconcelos, e Dona Beija, a Feiticeira do Araxá, de Thomas Leonardos.
Ana Jacinta de São José, que ganha do avô João (Aldo César) o apelido de Beija logo que nasce, graças à sua cor que lembra a do beijo, flor abundante na região mineira de São Domingos do Araxá, é raptada pelos homens do ouvidor-mor d'El Rei, Joaquim Inácio Silveira da Mota (Carlos Alberto) e levada para a Vila de Paracatu, onde fica a casa dele. Para vingar-se do rapto e da morte de seu avô, assassinado ao tentar defender a honra da neta, Beija serve aos homens que a desejam em troca de ouro e joias. Convocado por Dom João VI (Jorge Cherques) a instalar-se na Corte, Mota abandona Beija, que volta então para Araxá rica e disposta a reconquistar o amor de juventude, Antônio Sampaio (Gracindo Júnior), filho de família tradicional de quem estava noiva ao ser sequestrada pelo ouvidor.
Apesar de amar Beija, Antônio não consegue compreender o comportamento dela e acaba se casando com Aninha (Bia Seidl), filha do Coronel Elias Felizardo (Sérgio Mamberti). Beija, com o intuito de feri-lo, abre então a Chácara do Jatobá, um famoso bordel de luxo onde se transforma em verdadeiro mito como cortesã, escandalizando a sociedade de Araxá. Ela se envolve com João Carneiro de Mendonça (Marcelo Picchi), filho de outra família tradicional, mas não consegue esquecer Antônio.
Um dos maiores sucessos da emissora, tendo apresentado uma cena marcante de Maitê, cavalgando nua num cavalo branco pela cidade, Dona Beija foi reprisada pela Manchete em 1988 e em 1992, ambas as vezes às 21h30, mesmo horário da transmissão original. No elenco, as presenças de Sérgio Britto, Abrahão Farc, Maria Fernanda, Maria Isabel de Lizandra, Jonas Mello, Jayme Periard, Mayara Magri, Mário Cardoso, Arlete Salles, Xuxa Lopes, Tarcísio Filho, Patrícia Bueno, Nina de Pádua, Jacqueline Laurence, Julciléa Telles, Mirian Pires, Edwin Luisi, Ary Coslov, entre outros.
O SBT divulgou na primeira semana da reprise no começo e ao final dos capítulos um comunicado convocando todos os que se considerarem detentores de algum direito pela reapresentação da novela a procurarem a emissora. Ao menos os protagonistas, Maitê e Gracindo, já se manifestaram insatisfeitos com a volta repentina da novela.